Uma coisa é certa: há muito tempo, muitas pessoas deixam de consultar e tratar problemas relacionados a HIV.
Com o aumento da pandemia e o número de infectados, muitas pessoas deixaram de seguir suas consultas rotineiras. E muitas deixaram de continuar seus tratamentos de maneira severa, para combater o HIV.
Dessa forma, acabamos perdendo dos dois lados: muitas pessoas não conseguiram amenizar os efeitos causados pelo HIV, pela falta de comparecerem em exames rotineiros; e muitas pessoas portadoras do HIV, não continuarem de maneira severa seus tratamentos.
Nosso trabalho sempre foi manter ou diminuir casos relacionados a HIV. Nesses últimos tempos, tem sido uma tarefa difícil. Porém, é necessário que todos voltem aos tratamentos, ou as rotinas de exames que recomendamos para o caso de suspeita do HIV, o quanto antes.
Para você que suspeita ou deseja fazer exames relacionados a precaução:
Vá ao médico
Caso você tenha preocupações ou realmente esteja com sintomas, o primeiro passo é ir ao médico. Se você teve relações sexuais sem proteção, compartilhou agulhas ou seringas com alguém, é muito importante fazer visita ao médico, mais especificamente ao Centro de Testagem e Aconselhamento, o quanto antes.
A partir daqui, terá um caminho mais direcionado em relação a sua saúde. Pode ser que aconteça de você ter que realizar uma série de outros exames e testes para localização do HIV no seu corpo, como por exemplo:
Fazer o teste;
Começar o PEP;
Fazer outros testes complementares;
Existe uma série de fatores que ajudam a identificar a doença. Vá sempre cuidar do seu corpo, deixando os exames em dia.
E para os que pararam seus tratamentos ou diminuíram o ritmo por conta do COVID-19, recomendamos que voltem o quanto antes.
Cuide mais de você.
Lei também outra matéria do nosso Blog: Covid-19: impactos da pandemia no controle da malária