\

Blog

Conheça nosso Blog

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Mulheres na saúde

Ainda há quem diga que mulheres não possuem um papel importante dentro da área da saúde. Com o passar dos anos, muitas mulheres assumiram cargos importantes dentro da área da saúde.

Mas, nem sempre foi uma crescente para as mulheres na área da saúde. Em 2015, médicos homens ocupavam 57,5%, enquanto as médicas 42,5%. Mas essa diferença já havia sido maior, em 1990, as mulheres representavam apenas 30%.

Agora, de um tempo pra cá, a força da mulher dentro do mercado de trabalho, na área da saúde, foi ganhando ainda mais destaque. Muitas já tomaram proporções incríveis: as mulheres somam mais de 65% dos mais de seis milhões de profissionais da área da saúde, seja público ou privado. Em alguns setores, como nutrição e serviço social, a área de ocupação é de 90%. Em psicologia e enfermagem, somam percentuais acima de 80%.

“Hoje o perfil da gestão municipal do SUS é de uma mulher branca, com aproximadamente 50 anos e pós-graduada, provavelmente formada em enfermagem e já atuou na atenção básica antes de assumir a gestão”, afirma o pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), André Bonifácio, que elaborou um questionário respondido por 3.899 gestores de todos os estados, o que representa 70% dos profissionais atuantes no país. As profissionais mulheres que assumiram a gestão são a maioria – região Norte (47%), Sudeste (58%), Sul (60%), Centro-Oeste (61%), com exceção somente da região Nordeste (39%)” – trecho retirado de conasems, “Protagonismo feminino na saúde: mulheres são a maioria nos serviços e na gestão do SUS”.

A grande ideia desse texto, é motivar ainda mais a ida das mulheres para o ramo da saúde, através desses números motivadores. Se há 6 anos, o quadro era totalmente diferente, e hoje as mulheres já assumem muitos papéis importantes dentro da saúde, daqui a algum tempo será ainda melhor. Assim acreditamos.

Se você deseja ser uma profissional da saúde, a hora é agora.

Agende sua consulta!

Venha cuidar da sua saúde! Agendamento de consultas e exames pelo whatsapp (62) 9 9820-7675.

Convênios Atendidos

Confira quais convênios o Hospital Santa Helena possui parceria.

© Copyright 2021 | Hospital Santa Helena - Todos os direitos reservados.

Qual resultado voce deseja?